8 de set. de 2011

Dicas do mercado financeiro - O que anda acontecendo?

Olá, sei que ando sumida do blog, e, para compensar a ausência criei um post do que lido no meu dia-a-dia e caso você leitor(a) goste, continuarei com as dicas de finanças.

O que anda acontecendo no mercado financeiro?

O Comitê de Política Monetária (Copom) é um órgão criado pelo Banco Central, optou por baixar os juros básicos da economia de 12,50% para 12% ao ano. Trata-se da primeira queda desde Julho de 2009. O Copom vinha subindo os juros desde Janeiro deste ano. Foram cinco reuniões consecutivas de elevação. A decisão surpreendeu o mercado financeiro, cuja estimativa, divulgada por meio de pesquisa feita pelo Banco Central, era de que juros seriam mantidos neste encontro.

E eu com isso? 
Bem... Se você tem investimento ou pretende investir, veja como ficam?

CDB (Certificado de Depósito Bancário)
Quando há expectativa de queda dos juros, os CDBs prefixados são indicados. Uma remuneração interessante é de 90% ou superior da taxa do CDI. 

E a Bolsa de Valores?
Em Agosto, as perdas da BM&FBovespa foram de quase 4%, tirando o sono de muitos, estes que não tem apetite para o risco, neste caso a Bolsa é uma opção ruim para esse investidor. Entretanto, vender os papeis desvalorizados não ajuda, porque aí além de não realizar o lucro, assume o prejuízo da operação. A sugestão é aguentar firme a turbulência passar.
Segundo os especialistas, em tempos de forte queda da Bolsa, cria-se uma oportunidade para quem quer começar a investir, desde que conheça bem a dinâmica do mercado, tenha tranquilidade e bom estômago.
Caso você preencha os requisitos acima, jamais invista todo seu suado dinheiro, destine uma parcela dos seus recursos da qual não fará uso no curto prazo, ou seja, não conte com este dinheiro tão cedo. Aplicações em Bolsa tende a ser interessante no longo prazo.

Poupança vai bem no momento atual?
A velha e conhecida poupança não cobra IR, e tem garantia de recebimento de até R$ 70 mil em caso de quebra do banco.
Atenção
O rendimento da poupança é 0,5% + TR. Para baixos valores é interessante, porém se possuir mais de R$ 30 mil, considere buscar outras opções de baixo risco que ofereçam retorno superior, além de uma rentabilidade diária e não mensal.

Gostou? Comenta que volto e escrevo mais.
Cintia

Em tempo... Atuo no mercado financeiro há 11 anos e agora em Setembro concluo meu MBA em finanças pela FGV.

4 comentários:

  1. Bem interessante mas poderia dizer o que acontece de real em nosso dia a dia.

    Continue assim.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda filha!
    Gostei, mas na verdade teria que me aprofundar mais no assunto para entender melhor, mesmo assim é uma boa dica, mas como você sabe o cidadão comum tem medo de investir em nomeclaturas que ele desconhece, ele leva muitos anos de muito trabalho para arriscar, a maioria como eu, só conhece a velha é boa e bem divulgada caderneta de poupança...Beijos

    ResponderExcluir
  3. Simplificarei rsrsrs

    Pessoal, sei que estão acessando, pois tenho controle de visitas, só peço que comentem.

    Lá vai... Enta, enta, enta... Comenta...! kkkk
    Beijo
    Cintia

    ResponderExcluir
  4. Sumiu de novo fillhinha???
    Estou com saudades dos seus posts.
    Beijos

    ResponderExcluir