16 de set. de 2011

Dicas de Gerenciamento do Tempo

O tempo é um recurso precioso que não pode ser recuperado. Empregadores de todas as áreas reconhecem isso e sabem que pessoas que usam o tempo efetivamente, também usam o dinheiro efetivamente. Isso faz do gerenciamento de tempo uma das habilidades mais valiosas no mercado de trabalho atual. Mas muito mais do que não ser preguiçoso, o gerenciamento de tempo bem sucedido é uma disciplina que requer paciência, humildade e inteligência.

Comece cedo e conheça prazos
Começar um projeto cedo te dá mais tempo para planejar e permite que você lide com complicações de uma maneira mais relaxada. Isso também pode resultar em terminar mais cedo, dando-lhe uma vantagem sobre o próximo projeto. Também é importante diferenciar projetos de curto e longo prazo. Gastar muito tempo em um projeto maior e deixar um menor de lado é incoerente. Liste objetivos diários para ambos os tipos de projeto, tendo os prazos em mente.

Procure aconselhamentos e delegue
Você não sabe tudo. Fazer algo da  forma errada porque você é orgulhoso demais para pedir conselhos não é somente tolice, mas representa o desperdício de um tempo valioso. Não importa quão complexo é o conselho, ele é mais rápido e fácil do que começar tudo de novo. Delegar tarefas salva o tempo de todo mundo. De qualquer maneira, tenha certeza de que seus delegados são qualificados e estão bem informados sobre suas funções. Ter que explicar as coisas a toda hora significa perder o tempo de todo mundo. Cheque, de tempos em tempos, se seus subordinados estão mesmo fazendo seus trabalhos.

Tenha um plano B
Flexibilidade é um elemento crucial do gerenciamento de tempo efetivo. Enquanto ainda estiver na fase de planejamento do projeto, antecipe os problemas antes que eles ocorram e tenha planos para eles. Dessa forma, quando eles surgirem, você estará preparado e não terá que perder tempo formulando respostas totalmente novas. E como ninguém pode prever todos os cenários, tente analisar cada projeto por ângulos diferentes. A chave é nunca estar em pânico e sem ideias.

Aprenda a dizer NÃO
Não importa quão atarefado esteja e como efetivamente gerencia seu tempo, você não pode fazer tudo. Ser honesto sobre você mesmo e suas limitações é uma economia de tempo e frustração. Isso também faz de você um trabalhador mais eficaz.

Fonte: eHow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário