29 de set. de 2011

10 dicas para cortar alguns gastos considerados supérfluos

Há pequenos gastos  que se camuflam no dia-a-dia. Um cafezinho aqui, um salgadinho ali, um docinho acolá, e no final do mês esses gastos podem representar até 10% do salário, segundo o consultor Alexandre Lignos e o professor de Finanças da Fipecafi (Fundação Instituto de Pequisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), Mário Amigo, dão dicas que como economizar com itens que, muitas vezes, passam despercebidos.

Cafezinho – Sabe aquele cafezinho que você toma todo dia de manhã? Então. Ele pode ser um gasto desnecessário. Segundo o professor, para quem gosta de tomar café de manhã, fazer isso em casa é uma boa opção. Já para aqueles que tomam café durante a tarde, uma sugestão é tomar os cafés oferecidos na empresa em que trabalham.

Tv a cabo – Adquirir tv por assinatura tem impacto relevante no orçamento, portanto, é necessário avaliar qual pacote será melhor aproveitado. Por exemplo, para as pessoas que trabalham o dia inteiro, estudam e saem de final de semana, será que esse tipo de serviço realmente compensa?

Energia elétrica e gás – Deixar a luz acesa enquanto não há ninguém no ambiente e ficar horas com o chuveiro ligado podem ser exemplos de como gastamos mais que o necessário. “O banho é sempre um ponto relevante na redução de consumo de tanto de gás como de energia elétrica”, disse Amigo.

Desperdício de alimentos - Quando vamos comprar algum produto, é importante avaliarmos as proporções. Geralmente as embalagens maiores são proporcionalmente mais baratas que as menores do mesmo produto. Por exemplo: um pacote de café de 250g custa mais da metade do preço do mesmo produto de 500g. No entanto, é preciso observar se não valeria a pena levar um produto menor, pois o maior acarretaria em desperdício. Amigo também aconselha que o consumidor sempre olhe a data de validade do produto.

Remédios - No caso dos medicamentos, Amigo também aconselha que seja observada a data de vencimento, isso no caso das embalagens que contém maior volume de remédio. Segundo o professor de Finanças, o consumidor tem de levar em consideração se o uso será apenas para um momento ou se para algum tratamento. "Deixar remédio estocado pode ser um gasto desnecessário", explicou o professor.

Automóvel - "A primeira coisa com que as pessoas gastam desnecessariamente é o carro", disse Lignos. De acordo com ele, isso ocorre quando há troca anual de veículo. Amigo ainda explicou que os gastos com um automóvel chegam a R$ 1 mil por mês. O professor também citou que se as pessoas morassem próximas ao local de trabalho, diminuiria a necessidade de ter mais de um automóvel e, consequentemente, diminuiriam os gastos com os veículos.

Vestuário - Quando se trata de comprar roupas, gasta-se mais quando no inverno e de verão no verão. O consumidor, segundo Amigo, deve procurar promoções e comprar roupas fora de época. No entanto, Lignos alerta que em promoções o consumidor pode gastar mais do que deveria, comprando produtos que não precisam, apenas por estarem em promoção.

Almoço fora de casa - Quando almoçar fora é inevitável, ainda assim é possível evitar gastar demais. Segundo Amigo, para amenizar a fome no almoço, as pessoas podem levar frutas, barras de cereais e castanhas para comer no trabalho. Sucos e refrigerantes na hora do almoço também são gastos a mais que poderiam ser evitados.

Celular - Segundo Amigo, telefonia móvel é um serviço que também tem um impacto relevante no orçamento. "Promoções e pacotes devem ser aproveitados", aconselhou o professor. De acordo com Lignos, às vezes as pessoas não utilizam muito celular, mas tem planos que não condizem com a utilização do aparelho e até mesmo com os rendimentos do usuário. "Em muitos casos, a conta do celular pós-pago é maior do que deveria ser", disse o consultor financeiro. Além dos serviços, ainda têm a troca frequente de aparelhos, semprem que surge novidades no mercado. Para Lignos, é importante o consumidor se perguntar: "por que vou trocar? É necessário?".

Viagem - A viagem não é um gasto desnecessário, mas deixar de planejá-la pode fazer com que você gaste mais do que o necessário. Pesquisar preço de passagens e procurar descontos em hotéis pode fazer com que você economize muito. O professor de Finanças aconselha que o planejamento seja feito com antecedência e a viagem, de preferência, fora de temporada.

Fonte: Infomoney

3 comentários:

  1. Olá linda filha da Radija ( Leila)
    Tirando a TV a cabo, concordo com todo o resto!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Rafael,

    Concordo contigo! Não conseguiria ter somente a TV aberta.

    Abraços
    Cintia

    ResponderExcluir
  3. O que aconteceu? Sumiu meu texto, Juntando os cacos...
    Eu tava editando acho que cliquei errado... que pena...

    Será que não tem jeito de recuperar?
    Bj, mamis

    ResponderExcluir