26 de abr. de 2011

Conjuntivite

Oi!!! Esse post é muito importante, pois quem me lê aqui (me senti a blogueira hahaha) e me conhece, sabe que peguei conjuntivite dupla e esse vírus tá me dando um trabalhão.

Conjuntivite: Como se prevenir

A conjuntivite provoca vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção amarela nos cantos dos olhos ou nas bordas das pálpebras e intolerância à luz.
Alguns cuidados simples podem ajudar a evitar a contaminação pela doença. Eles devem ser adotados o ano inteiro e não apenas no verão, considerado por muitos um período de maior contágio. Veja abaixo algumas dicas da Secretaria da Saúde para não contrair a moléstia:
- Lave as mãos e o rosto com frequência, com água e sabão;
– Evite coçar os olhos;
– Lençóis, travesseiros e toalhas devem ser de uso individual;
– Evite o uso de objetos (maquiagem, copo, toalha, travesseiro e etc.) de quem está com conjuntivite;

Forma mais agressiva
A conjuntivite viral é a forma mais agressiva e de mais fácil propagação da doença, segundo o oftalmologista Emerson Castro, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Além da vermelhidão e do inchaço característicos de todas as conjuntivites, a viral também causa uma sensação de “areia no olho” e lacrimejamento fortes, sintomas que duram em média 15 dias. Dependendo da gravidade, pode deixar sequelas na córnea e atrapalhar a visão – por isso é importante procurar um oftalmologista nos primeiros sintomas. É indicado o isolamento temporário do contato social.
Outros tipos de conjuntivite são a bacteriana e a alérgica. Na primeira, a secreção e o inchaço são mais intensos e os sintomas duram cerca de uma semana. Na segunda, o paciente sente coceira intensa e muito inchaço, e precisa ser afastado do agente causador da alergia.

Tratamento
O tratamento da conjuntivite é fácil. De acordo com a secretaria, o paciente precisa lavar os olhos com água fervida e gelada, lavar sempre as mãos, evitar coçar a região afetada, trocar as fronhas do travesseiro diariamente e tentar manter distância de locais com aglomerações, principalmente piscinas. Não havendo melhora dos sintomas a recomendação é procurar um serviço de saúde. A Secretaria alerta: “é importante que as pessoas não usem colírios a base de antibióticos ou de corticoides sem receita médica”.


Beijo da Cintia

Um comentário:

  1. Cintia divulguei o seu post! Assunto de interesse público.
    beijo da Leila

    ResponderExcluir